04/02/2011

Re-

Para os cidadãos comuns, aqueles que não inventam nem lideram grandes empreendimentos, grandes obras, grandes acordos comerciais ou políticos, o suporte à preservação ambiental repousa basicamente nos 4 Rs: reduza, reuse, recicle, repense.

É trabalho de formiguinha, que repercute lá longe, e começa pela sensação individual do prazer de transformar, de fazer com as próprias mãos, de vencer um desafio, dar vida nova ao que parecia perdido, inútil, descabido, etc . Nós, ligadas nessa rede de curiosas arteiras, conhecemos bem essas pequenas grandes vitórias.

Cada um desses Rs ou desses re-s tem muita importância e abrangência.

A Astrologia ensina e a minhaparasempremestramáxima, Maria Eugênia, frisa incansavelmente: o prefixo re- é de Escorpião, regência de Plutão, o grande mestre da vida e da morte, dos ciclos que se seguem, consequentes, encadeados (aparentemente ou não), das perdas (de cujos ganhos são obscuros como tudo referente a Plutão), das heranças, dos bens e do dinheiro alheio, enfim... Plutão é o mestre das lições mais árduas e mais valiosas. Pensou re- =  pensou Escorpião: Plutão na cabeça.

Parece que estou misturando tudo, não é? Estou não. Me ocorre que é bom sabermos até que ponto sabemos lidar com a energia de Plutão. E sempre aperfeiçoarmos essa aprendizagem.

A cada dia vemos exemplos de "salvados" pela criatividade, pelo exercício do poder de abstração. Para falar  só de hoje, até a hora que comecei a escrever este post já vi que Nema Charmosa, Xô Depressão, e Retalhos Remendados mostram reciclagem, para citar as que começam a postar mais cedo, sabendo que a lista do dia será interminável e sem querer injustiçar ninguém.

A cada dia vemos o quanto a idéia vem se infiltrando e contaminando (palavras de Plutão) positivamente nossas mentes. O que para uns é lixo para outros é ouro. Ouro para quem sabe, para quem pode, para quem está aprendendo a ouvir o Mestre Plutão. E mais: do que faz e aprende a fazer sabe abrir mão, distribuir, compartilhar.

 Não à toa o mais difícil vem em primeiro lugar: REDUZA.

Você pensa em fazer da abobrinha do almoço o suflê do jantar? Da raspa da panela que cozinhou o frango pela manhã o caldo da sopa da noite? Você ainda pensa que precisa daquela rouparia toda que, por ser bonita, você simplesmente TEM que ter?  Troca de eletroeletrônico a cada atualização ou lançamento de linha? E o carro - troca também? Troca o carro por uma caminhada ou pelo transporte coletivo? Você junta, acumula, enche de coisas cada escaninho da casa e de lançamentos o cartão de crédito?

Na sociedade de consumo Reduzir é a contramão do estímulo padrão. Não é fácil mas é precioso. Uma dica astrológica: reduza antes que Plutão lance mão. Porque será que todos, até os astrólogos mais curtidos, temem os ciclos plutonianos? Por que ele testa. Com ele é assim: ou é por bem, ou é por mal. Fim de papo. Ou você aprende a viver com menos, reduzir as suas necessidades, ou ele simplesmente, de uma hora para outra.... re-tira o supérfulo de você. E ele vai fundo (palavra de Plutão). Não adianta espernear. Vai ter que re-começar.

Pois é. O que é o supérfluo para você? Não importa. Importa o que Plutão considera supérfluo. Vai saber...
Portanto, examine profundamente (palavra de Plutão) e corte (idem). Caso contrário será re-tirado (ibidem) de você. Não vale a pena esperar pra ver.

Então, a dica prática para encarar Plutão é: reduzir, reusar, reciclar e repensar. Vamos fazendo a lição de casa espontâneamente, por iniciativa própria, antes que o Mestre venha checar. E, lamento informar, ninguém escapa.

Sabe porque é tão difícil, no atual estágio da Humanidade, entender a voz de Plutão? Porque ele é o que está mais longe.( E se isso não for exatamente verdade, quando pudermos melhor entendê-lo, então saberemos.)

7 comentários:

  1. Anônimo11:12:00

    Bia, sensasional!!! Ei a gente aprende ou estaremos sem escolhas.
    Reaproveitar é tão simples, basta querer, dispor um pouquinho de energia e pronto.
    Amei o post dos ratinhos kkk, muito divertido a forma que escreveu.
    BJ no coração, ótimo fds.

    ResponderExcluir
  2. Linda postagem! O planeta agradece e nosso netos tbm!

    chá hoje as 5?

    bjssssssss

    ResponderExcluir
  3. Beatriz, eu amo reciclar. Me espanta as pessoas pobres se darem ao luxo de disperdiçar. Reciclar tem que ser de todos.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo13:29:00

    Bia, parabens ! Vc eh mesmo uma guerreira muito criativa.......e o trabalho estah lindo. Bjocas cariocas, carlota.

    ResponderExcluir
  5. Que se ve como un bloque muy difícil - que parece que te estaban divirtiendo

    ResponderExcluir
  6. oi Beatriz, tudo bem???
    adorei meu sorteio sendo divulgado pelas maos de fada!!!!
    obrigada...
    ja to te mandando um email.
    bjao

    ResponderExcluir
  7. Bia querida, obrigada por sua visita lá em "meu coração".
    Sou completamente adepta da reutilização de muita coisa que com olhos despercebidos, com certeza iriam parar no lixão.
    Felizmente o olho de muita gente está agora atento para o reaproveitamento, e o bom é que daí saem objetos lindos.
    Beijos carinhosos,
    Nena.
    www.coracaodanena.blogspot.com

    ResponderExcluir