26/05/2012




Li algum dia uma frase sobre a qual sempre hesitei postar por não conhecer a autoria. Hoje eu vi algo semelhante, no Pinterest, atribuído a Henry van Dyke, e reproduzo a imagem ao final do post.

A frase exata, tenha ela sido primeiramente dita por van Dyke ou não, já não lembro. Mais ou menos isso:

"A floresta seria um espaço silencioso se apenas os pássaros que melhor cantam se autorizassem a fazê-lo. Lance o seu canto, do jeito que você sabe e preencha o silêncio com vida."

Se você deixa de fazer alguma coisa só porque o seu dom não está à altura do de outros, este pensamento lhe cai como um luva.

A essa altura vale lembrar o que diz Malcolm Gladwell em seu livro Fora de Série (Outliers, no original). Segundo o autor, são necessárias 10 mil horas de prática em alguma atividade para formar um(a) bambambam. Isso poderá acontecer por determinação individual ou por força das circunstâncias.  

Ele cita os Beatles, que precisaram tocar todas as noite, horas a fio, sem parar, praticamente de graça em uma bar de quinta categoria em Liverpool e a fixação de Bill Gates, que adormecia exausto sobre o teclado dos computadores onde plantou seu enorme sucesso profissional.

Mas este nem é o ponto, exatamente. O que mais me agrada na frase citada é pensar que mesmo não sendo a melhor confeiteira do mundo, posso e devo fazer bolos. E depois comer, é claro! Oferecer também, sem esperar aplausos.  Se eu quiser me tornar uma excepcional confeiteira, precisarei de 10 mil horas (3 horas por dia ou 20 por semana durante 10 anos). Mas também posso ficar na minha, fazendo meus bolinhos de vez em quando, sem maiores ambições.  Assim será.

O importante é fazer. Tentar. Arriscar, porque o máximo que pode acontecer é não dar certo nas primeiras tentativas... e ir em frente, sem dar importância a julgamentos, principalmente ao juiz ou juíza implácavel que mora dentro de cada um de nós.  

Aqui está a foto do Pinterest:



Que sirva de inspiração a todos que visitarem a Casinha de Chocolate por esses dias, torcendo para que cantem muuuuito... do jeito que der e sempre que possível.





6 comentários:

  1. Você fez esse post para mim? Hahaha Ao mesmo tempo que sou uma pessoa positiva, custo a crer em mim mesma. Minha insegurança acaba comigo.
    Tenha um ótimo domingo e linda semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci de dizer, não consegui deixar a mesa sem o caminho de mesa por muito tempo. Acho que assim fica mais aconchegante e minha cara.
    Obrigada mais uma vez pelo presente e pela dica do pinguim para geladeira.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Flor,
    Vc tem outro Blog????
    Que Beleza!!!!

    Beijos e um maravilhoso Domingo
    Andrea

    ResponderExcluir
  4. Que lindo o teu texto hoje.
    menina eu canto tão mal, em tudo... xi acho que vou passar o resto da vida a tentar.
    Gostei da comparação com os teus bolos.
    Tambem sou assim.
    Os meus podem não ser os melhores mas são feitos por mim com carinho.
    Beijinhos da Pinta

    ResponderExcluir
  5. Oi Amô,
    Que bom que gostou do passo a passo.
    Fiquei muito Feliz.
    Obrigada pelo carinho

    Um Lindo Final de semana
    Andrea

    ResponderExcluir
  6. Que comentário simpatico que deixas-te no meu blog.E sabes uma coisa eu realmente não me sinto velha, olho ao espelho e não vejo uma mulher de quase 50 anos, gosto do que vejo...por enquanto..lol. sou como dizem os meus amigos uma Kota (quarentona) fixe.
    beijos

    ResponderExcluir