22/03/2012

Perfeccionismo



Na falta da minha máquina fotográfica aproveito para falar sobre um tema presente no dia a dia de todas nós. Aquilo que insistentemente nos atormenta, acovarda e chega até a nos paralizar: a busca da perfeição.

Para ser breve, transcrevo aqui o que diz a Wikipedia:

" O perfeccionismo é um distúrbio neurótico no qual a pessoa sente constante insatisfação com seu desempenho e dúvidas sobre a qualidade de seu trabalho, levando o indivíduo a escrupulosidade, verificações de pormenores, obstinação, prudência e rigidez excessivas prejudicando a sua pontualidade e eficiência. Caso seja um traço de personalidade que cause prejuízo significativo a si mesmo e/ou aos outros passa a ser considerado como transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva.[1]"

Do meu mestre e amigo Mauricio Bernis escutei repetidamente a frase: "A prática leva à excelência".  Uma boa dica, encorajadora.

Outro bom ditado é: "A caminhada começa com o primeiro passo."

Trazendo estes conceitos para o assunto principal deste blog deixei aqui três fotos. 

A foto que abre este post é de um quilt que se faz ousado pela simplicidade gritante. Um brado de libertação dos padrões rígidos e desconcertantes que nós mesmos corremos o risco de nos impor. Não há emenda de tecidos. Não há rigidez nos pespontos. É puro exercício de prazer.

Esta segunda foto mostra o meio do caminho. A vontade de usar formas e cores não foi derrotada pela imprecisão da união dos ângulos. Os pespontos são livres. Isso é feio? Eu acho lindo.



A última foto mostra com eloquência até onde a constância pode levar quem se dedica a um ofício com determinação. Por acaso (ou não) é obra de um homem. Imagino que tenha se cobrado mais, sido mais exigido e sentido a necessidade de mostrar que arrasa total! 

É possível que ele tenha lutado contra demônios de todo tipo para poder simplesmente sentar-se à frente de uma máquina de costura. Deu nisso:




Então? Vamos voltar à vida?
Sem neura. Só prazer, tá?

Bom trabalho!


Todas as fotos estão na minha página do Pinterest
onde cliques sobre a foto levam ao site do criador de cada peça.





3 comentários:

  1. Anônimo16:55:00

    Oi Beatriz!
    Querida eu venci a terrível dor graças a Deus!
    Agora perfeccionismo e mesmo terrível sei pq sofro muitooooo isso,mas fazer o que né?A vida vai nos deixando mais relaxadas com o tempo!
    Beijinhos e boa tarde!

    ResponderExcluir
  2. Ai, Bia, amarrei a 'carapuça'!!! rsrs
    Eu até tenho me esforçado p/ vencer esse monstro... Reparou que não reclamei no último post? rsrs
    Eu chego lá... Eu chego lá!!!!
    Agora, quanto aos quilts que ilustram seu post digo, acho lindo os 'descaminhos' mas nos trabalhos alheios... rsrs Fosse meu, nem mostraria (ainda...)
    Mas também não almejo a perfeição do quilt do moço. Sou impaciente demais para tanto...
    Resumindo: sou a criatura mais confusa que Deus botou no mundo! rsrs
    bjooooo
    Eliana

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou nem tento ser perfeita, acho que é até um defeito.
    Tento fazer tudo "direitinho" mas se não der não dá não vou arrancar o cabelo por isso.
    quanto ás fotos até gosto muito masi das duas primeiras, tudo certinho não é comigo mesmo.
    beijos

    ResponderExcluir