04/03/2012

Coração com PAP

Vi no Pinterest a foto abaixo e logo a recolhi, pois adoro projetos fáceis, rápidos e vistosos. Coisa de preguiçosa, talvez, mas já me enquadrei: não tenho concentração para trabalhos de longa duração. Ou fica pronto logo ou... fica pela metade.

A internet está cheia de corações por causa do Valentine´s Day.
O trabalho que me chamou mais atenção foi este.


A minha versão está neste estágio:



Quero pendurar ainda hoje na parede, mas vou deixar aqui o PAP desde já, aproveitando para mostrar a técnica que considero de maior precisão para fazer quadradinhos se juntarem perfeitamente.



Registro, passo a passo, da confecção do meu painel de coração.

Foram necessários 60 quadradinhos no total.

Cortei 50 quadradinhos, de 8 x 8cm, e 10 de 10 x 10cm, sendo:

- para o motivo central: 20 quadradinhos medindo 8 x 8cm + 5 quadradinhos de 10 x 10cm em diversas estampas onde predominam o vermelho/ rosa/laranja/roxo.

- para o fundo neutro: 30 quadradinhos branco/bege, medindo 8 x 8 cm + 5 quadradinhos de 10 x 10cm.

Os quadradinhos de 10 x 10cm foram trabalhados da seguinte forma:

Peguei dois quadradinhos, um de cor de fundo e outro de cor do motivo central, juntei-os direito contra direito e marquei o centro, diagonalmente, com régua e lápis.



 Costurei, dando uma distância de 0.75cm da linha traçada.

Primeiro de um lado.



Depois de outro.



Cortei ao meio, seguindo a linha desenhada.



Rebati a ferro a costura pelo avesso, sempre voltando as margens para o lado da cor mais forte, no caso o vermelho,
e acertei os quadradinhos para medirem exatamente 8 x 8cm,
conforme o quadradinhos simples.



Sobre a tábua do ferro dispuz as peças todas sobre
 entretela termocolante fina.
 Uso sempre a mais fina de todas.


Arrumei os quadradinhos aleatoriamente, já que gosto da surpresa final. 


Fui colando com o ferro quente,
cuidando para o ferro não esbarrar na entretela,
 não ficar sujo de cola, o que poderia sujar o trabalho.


Até grudar todas as peças, sem necessidade alfinete.




De volta à máquina de costura, dobrei nas linhas verticais e pespontei, tomando o cuidado de fazer primeiro na direção de cima para baixo, a partir do meio, e ir alternando a direção (de baixo para cima a seguinte, e a terceira de cima para baixo) para não entortar a figura.



A seguir, no sentido horizontal,
da direita para a esquerda e,
na carreira seguinte da esquerda para a direita e assim por diante,
em todas as "carreiras". 


Ao fim dessa etapa, cortada a rebarba da entretela, o trabalho estava assim, medindo 56 x 56cm:



Costurei a moldura interna, marinho, formada de tiras de 5,5cm de altura. Depois a moldura externa, ou borda, formada de tiras de 5cm, da qual, ao final, ficarão aparentes apenas uns 2 cm, pois parte dela será virada para o avesso, como acabamento lateral.

Naturalmente que o trabalho recebeu um forro e recheio de manta acrílica. O FMQ (pesponto à máquina) foi feito apenas na área que corresponde ao fundo, a fim de realçar o motivo.

Se deixei dúvidas pode perguntar que eu respondo de bate pronto!

Desta vez consegui animar alguém?
Para um domingo de chuva é um projeto a ser considerado!

Bom domingo para todas!


8 comentários:

  1. Oi, Beatriz
    Estava, justamente, com seu post aberto p/ comentar quando marido (se preparando p/ ir pescar) me chamou pela 178ª vez! rsrs
    Eu já tinha visto um coração nesse estilo e nem imaginava como era a montagem... Confesso que me dava urticária de pensar em costurar todos esses quadradinhos. rsrs Mais um p/ o meu caderninho.
    Vou aguardar, ansiosa por seu painel pronto que, aliás, está mais bonito que a inspiração... Os quadrinhos em volta do coração, antes do acabamento, deu mais destaque.
    Quanto a animar, você sempre me anima! Sou fã inconteste do seu trabalho... O que me mata é o bicho carpinteiro que habita em mim rsrs e não me deixa fixar em nada! rsrs
    Bom domingo!
    bjoooo
    Eliana

    ResponderExcluir
  2. Você bem sabe que não sei costurar, daí venho aqui para admirar e agora para cobrar fotos dessa peça já pendurada, viu? Ficou linda.
    Tenha uma ótima semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. adorei o seu pap, vou tentar fazer... bjos
    Denise

    ResponderExcluir
  4. Anônimo22:31:00

    que lindo, mama!beijocas.a marinoca adorou tb!te amamos.bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi Beatriz, me identifiquei com você. Projeto grande desanima mesmo né?
    Adorei sua versão do coração.
    E seu pap ficou ótimo.
    Bjoka

    ResponderExcluir
  6. Olá Beatriz...
    Sabe que até tenho paciência pra projetos grandes, mas os pequenos projetos me alegram imenso...tão bom ver o resultado logo...e esse coração tá mesmo um fofo....

    Ah, vc viu ne...rsrss...fiquei muito feliz por ter ganho o sorteio...

    beijinhos e uma boa semana,
    Vera

    ResponderExcluir
  7. Olá Beatriz.... Obrigada pelo carinho e pela visita, por seguir meu bloguinho também e pelo comentário carinhoso. VALEU amiga!
    Pode deixar... Eu e mamis Lilly estaremos sempre por aqui, gostamos muito de seu trabalho, parabéns. Quando der, apareça para nos ver também, será sempre bem vinda.
    É ÓTIMO FAZER NOVAS AMIZADES!!! Eu e mamis amamos...
    Ótima semana e fica com o Papai do Céu.
    OBRIGADA PELA AMIZADE!!!
    Aus 1000 e Beijos 1000 com amor e carinho das novas amiguinhas...

    KIPPY & LILLY

    ResponderExcluir
  8. oi Beatriz !!!
    Acabei de conhecer seu cantinho e adorei , já estou seguindo , lindo seu coração , pena que não sei costurar , nem máquina eu tenho rsrsrs , mas sei pintarrrr , sou artista plástica , venha me conhecer tb !!! bjosssssssss

    ResponderExcluir