06/01/2011

Verdadeiros retalhos


Adoro trabalhar com retalhos de roupas de minha filha quando era pequena, uma época em que eu ainda ousava costurar para ela.

O tecido do centro foi usado numa fantasia de batata. Sim, de batata. Fiz um macacão caqui.  Perfeitamente inconformada com a semgraceza do figurino, saí do  sério e fiz uma gola estampada, seguindo um molde facílimo, que me ajudou muito na tarefa de preparar uma fantasia POR SEMANA para apresentações internas, no colégio, e para platéia externa uma vez por mês.

Irreal pensar que uma família pudesse comprar, ou mesmo fazer, uma fantasia por semana. Eu, mãe compenetradíssima de aluna do maternal, acreditava e me virava para fazer o que pediam. Talvez por isso tenham dado a ela o papel de Batata. Vesti-la (com alguma graça, sem torná-la motivo de riso) foi um desafio.

Por sorte eu gostava e tinha tempo de costurar. Sorte também que eu guardei os retalhos, ou a memória da fantasia de batata  teria se perdido.

Já o listadinho foi de um vestido que fiz para mim na mesma época. Um molde igualmente fácil que repeti em estampas diversas. O azulão e mais dois foram tecidos comprados para fazer patchwork mesmo. Não têm carga sentimental.

De vez em quando este quilt, um dos primeiros que fiz na recente retomada do patchwork,  se coloca em evidência na minha casa.  Não dou, não vendo nem empresto. Carrega muitas lembranças. Maravilhosas lembranças de um tempo muito gostoso em que eu ainda podia carregar minha filha, colocá-la no colo sem risco de sentir cãimbra, me surpreender com cada palavra que ela dizia e rir de puro encantamento a cada risadinha que ela (ME) dava.


Repara não. Mãe canceriana é isso.


5 comentários:

  1. Que legal Beatriz, adorei a história do quilt. Realmente esse é o verdadeiro retalho.
    Eu nunca fiz um assim, mas deve ser muito bom olhar e relembrar a história de cada retalhinho.
    Bjoka

    ResponderExcluir
  2. Bia, mãe pisciana é bem parecida, viu? E além de tudo, choro em toda e qualquer apresentação que minha filha participe.
    Acredita que a boboca aqui se desmanchou em lágrimas quando no meu casamento, minha filha e meu irmãozinho entraram com as alianças? Tem que rir mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Hello Beatriz. I want to thank you for your visit to my blog. Your e-mail is set at no-reply so I could not send you a reply by email. Welcome to the world of blogging and quilting. Happy stitching to you

    ResponderExcluir
  4. Oi, Beatriz,

    Boas memórias essas suas! E o quilt me deixou
    babando, pois este é um trabalho que eu adoooro!

    Beijão e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Para os visitantes do blog afirmo: Como eu tive a oportunidade de ver as peças ao vivo, sei que elas são muito bem elaboradas e feitas com carinho. Recomendo a aquisição das peças postadas para venda no blog.
    Para Beatriz: Um grande beijo e abraço da sua amiga de cafezinho
    Lismari

    ResponderExcluir