03/03/2010

Entrando no clima






Muito antes de inventarem as máquinas de costura o trabalho com retalhos já existia. As peças mais antigas, que datam de muito antes da invenção das máquinas de costura, apresentam desenhos simples e outros intrincadíssimos, que são os modelos seguidos até hoje. 

Se você não tem uma máquina de costura, um "mat" (base de corte), um "rotary cutter" (cortador rotativo), sprays colantes e réguas especiais... ainda assim você pode fazer patchwork e quilting.

Essas novidades muito recentes agilizam os trabalhos e (sabendo usá-los) favorecem a precisão do corte, mas muitos profissionais (sim, homens e mulheres) dispensam o arsenal de instrumentos introduzido nos últimos tempos. 

Além de tecidos você precisa inicialmente:

1 - tesoura (boa / que corte muito bem - se a sua não está boa mande afiá-la ou compre outra)
2 - linha de tonalidade neutra, para não ter que ficar trocando toda hora 
3 - agulhas (as mais grossas dificultam o trabalho)
4 - régua
5 - lápis 6B
6 - ferro de passar roupa (de preferência sem vapor porque estica demais o tecido e pode levar a erro)
7 - alfinetes simples (quanto mais finos e longos melhor)

Num segundo momento você vai precisar:

6 - manta acrílica (com uma face adesiva ou não) ou entretela auto-colante - conforme o projeto
7 - alfinetes de pressão 

O trabalho de patchwork se baseia na confecção de blocos. Porque? Porque era mais fácil para as mulheres irem unindo e pespontando (e bordando e fazendo aplicações também) pequenas partes ao invés de grandes extensões de pano. E também talvez porque fossem aproveitando, aqui e ali, o que salvassem de uma roupa ou outra, sem dispor de grande quantidade de tecido nem variedade de padrões. Aí entra em cena o bordado, para tapar um furo, para diferenciar um bloco do outro, para embelezar a peça.  

Nos museus Norte Americanos há vários exemplares de quilts atribuídos ao tempo da conquista do oeste. Imagina-se que as mulheres costuravam - à mão, é claro - durante o avanço das caravanas. Iam colecionando os blocos até que pudessem uni-los todos, um dia... em algum lugar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário