13/12/2010

Um bom presente de Natal



O material básico para patchwork existe em qualquer casa:  alguns paninhos a serem reciclados, tesoura, agulha e linha. Reciclagem é a proposta básica do patchwork. Sempre há muito tecido para ser reaproveitado em qualquer casa. E não são encontrados somente no guarda-roupas.

Pense nas toalhas de mesa e guardanapos com manchas renitentes. Podem não estar apresentaveis em sua totalidade mas é quase certo que a maior parte do tecido esteja em bom estado. Fronhas, lençóis, pedaços de pano bordado, beiradinhas ou entremeios de renda ou crochet: tudo pode ser  reaproveitado e ganhar vida nova.

Nas primeiras postagens deste blog, aqui aqui e aqui eu falava que ninguém precisa nem deve se apressar em comprar os instrumentos modernos desenvolvidos para o patchwork e o quilting.

Mas, se você quer dar um um presente para você mesma ou alguém com paixão pelo patchwork, bons presentes seriam: placa de corte, cortador rotativo e régua para patchwork.



Há mil modelos e tamanhos de régua. Todos tem utilidade. A régua da foto é a mais "abrangente", pois contém as principais marcações. Agiliza e dá maior precisão ao corte e, por consequência, ao trabalho final.

Um lado da placa está no sistema decimal, em centímetros, e o outro lado em polegadas. Preste a atenção se a régua está marcando centímetros ou polegadas e faça a sua escolha.

Para quem ainda tiver dúvidas quanto à compra para uso próprio, sugiro que reuna um grupinho de pessoas interessadas em desenvolver a técnica e façam a tradicional "vaquinha"

Nenhum comentário:

Postar um comentário