14/02/2012

Vi assim, fiz assado

Desde sempre houve um baú na minha casa. Segundo consta o baú carregou os pertences de minha mãe para o colégio interno, que ela adorava, por sinal - Colégio Bennett, no Rio de Janeiro. Outros tempos! 


Grande e feinho, o báu morou muitos anos embaixo da cama de empregada. Mal tratado, tadinho, guardava o que estava dentro do coração mas se queria longe dos olhos.


Nunca tive coragem de joga-lo fora. Pensei em vendê-lo para ganhar espaço no quarto de guardados e  instalar o meu ateliê.  O antiquário ofereceu R$ 50,00. Não aceitei. Pouco tempo depois o baú seguiu emprestado para compor cenário de uma peça teatral. Dizem que fez sucesso. Senti falta dele. Onde colocar tudo o ele escondia?


Pensei em pintar, recobrir de tecido (papel de parede jamais!)... Me dei conta que tantos planos de salvamento significavam que eu não saberia me desfazer do baú. A  não ser  por extrema necessidade, mas este nunca foi o caso. O baú foi ficando...


Até que, recentemente, vi esta foto na internet:




Com a legenda: "Miss RI", mixed media on canvas, by Jill Ricci


Copiei a forma do motivo colado, muito agradecida à Jill Ricci porém sem o menor constrangimento. Esta forma se repete em muitas obras desde a mais remota Antiguidade.






Recortei uma montanha de peças mais ou menos exatas em papel  - usei revistas, cartões antigos, folhetos de propaganda... sem a preocupação de enquadrar motivos ou dizeres.  Afinal, eu não me importo onde Wally esteja.


Não precisei patinar o fundo, já que o baú exibia a pátina mais verdadeira - a do tempo (e dos maus tratos). Usei cola branca e pincel.


O baú ficou assim:














Mesmo antes dele ganhar alças novas de couro nas laterais ele foi morar na sala.
Missão cumprida - baú reformado! Finalmente... por quanto tempo???


Fica a idéia, pois todas nós temos uma peça que poderá  pedir roupa nova um dia.


A galeria de Jill Ricci está em http://www.jillricci.com/wp/?page_id=6 . Lindos trabalhos em técnica mixta. Vale a pena visitar.

3 comentários:

  1. Não dá para se desfazer de um baú desse nunca. É história, é sentimento e além do mais, é lindo e ficou melhor ainda com essas colagens. Bem bonito esse trabalho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Beatriz amei a customização do Baú....lindo.
    Eu queria te dar um presente...mas olha quero que seje sincera em dizer se gostou ou não....eu fiz uma logomarca pro seu blog....um banner.
    Vc aceita?
    Como eu faço pra te dar?
    Meu msn é caffedesign2012@hotmail.com
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Uau Beatriz...
    Que coisa mais linda... ammei... o seu ficou ainda mais lindoo...
    PERFEITO é apalavra...
    Beijinhos,
    Vera

    ResponderExcluir