02/04/2012

Testemunho pessoal



Os recursos do blogger nos permitem ver o número e procedência de visitantes, os sites de referência, etc. Vez por outra vou lá conferir. Não costumo marcar as postagens. Mesmo assim chega através do Google Search um número absurdo de visitas. Observando as palavras que originam as buscas, deduzo que um bom número de visitantes esteja à procura de receitas de doce. Isso mostra que o nome do blog foi mal pensado. Aliás, não foi pensado.


Tenho uma amiga que morava num apartamento tão pequeno quanto gostoso e chamava assim o seu cantinho. "Espero você aqui na minha casinha de chocolate", ela dizia ao convidar alguém. E era sempre uma delícia estar lá. Se havia doces eu nem sei dizer. Havia calor hospitaleiro,
convivência prazeirosa, aprendizado interessante, conversa que nunca mais acabava,  e muitas, muitas gargalhadas. Os nomes que eu havia pensado para o blog não estavam disponíveis. Assim surgiu A Casinha de Chocolate, recentemente ilustrada pela Solange. Agora mesmo é que o nome não muda mais.


Dei início ao blog para compartilhar experiências de artesanato em tecido e fiz isso na maior parte dos posts. Só ontem eu revelei a minha porção vegana ao postar o vídeo de uma palestra de Gary Yourofsky.

Eu imagino que ninguém tenha tido uma hora para vê-lo integralmente mas ele ficará lá como referência. E de novo, devo dizer que podem pular as projeções mais "picantes" e ver apenas o que o palestrante tem a ensinar verbalmente sem prejuízo do conteúdo global.

Já tive muitas vezes vontade de me dirigir às artesãs que acusam dores nas articulações para dizer que o jeito não é parar de trabalhar. O jeito para muitas poderá ser  parar de tomar leite e comer laticínios em geral.  

Eu me tornei vegana ao perceber que se devia ao leite (e derivados - todos) a urticária que surgiu da noite para o dia e me atormentava. Urticária é o Ó. Recurso extremo do organismo pedindo socorro, fazendo com que você se incomode e veja o estrago interno muito maior, no meu caso devido a laticínios. Meu médico disse que estava impressionado com o número crescente de clientes acusando alergia ou intolerância ao leite. 

Não quero alongar o texto. Digo apenas que o FDA (Food and Drug Administration) dos EUA, correspondente à nossa ANVISA talvez, permite e considera aceitável que um copo de leite contenha ATÉ um contagotas cheio de PUS. O sangue e o pus, além de outros componentes indesajáveis à saúde, se devem à extração exaustiva do leite da vaca através de máquinas sugadoras. Gary explica isso também. 

Jamais gostei de leite mas usava em bolos, purês, quiches, etc. Comia queijo e yogurt.

Livre do leite e laticínios o meu organismo respondeu automáticamente.  Urticária nunca mais. A dor na articulação da radical do polegar direito passou. A minha disposição aumentou. Vários outros pequenos sintomas, que a medicina tradicional costuma encarar como "normais", também se foram.

À primeira vista parece difícil cozinhar sem leite. Logo aprendi a substituí-lo por outros ingredientes. Há muita informação dispónível para quem tem vontade de viver mais e melhor.  

Este é um testemunho pessoal. Imagino que possa servir como um alerta e ajudar pessoas. Esta é a razão deste post,que foge ao assunto principal do blog.

Deixo para vocês uma imagem que fala por mil palavras. Pense no assunto. Escreva para o meu e-mail se precisar de informações adicionais, receitas, etc.




Uma boa semana para todas.


6 comentários:

  1. Beatriz,grata por esse post..adorei o vídeo Gary é ótimo,que coincidência ontem mesmo debatia o tema com uma amiga recém chegada, disse-me ela que retirou farinha branca, carne e principalmente leite e seus derivados! Eu já fui vegetariana por ocasião de uma aula de anatomia há mais de vinte anos, voltei a comer carne por ocasião da última gravidez mas meu filhote já tem 15 anos...não sinto falta mas marido e filho amam..tenho até nojo de manusear vendo o vídeo faz com que sintamos culpa por falta de atitude, realmente o gosto é bom mas o incômodo é pior...Vejo que já me segue, fiquei lisonjeada porque adoro seu blog,seus escritos e seus trabalhos de patch!
    Abraço
    Rosa

    ResponderExcluir
  2. Obrigada a você, Rosa, pelo seu comentário. Gary é fantástico mesmo. Entendo perfeitamente como se sente. Passo longe das prateleiras de carne nos mercados, entendendo-as como imorais. Os ativistas pelo fim do carnismo lembram que é preciso ter calma para com aqueles cuja ficha ainda não caiu, ainda não repudiam a crueldade para com os animais, e que devemos retirar a carne de "uma refeição de cada vez". Receitas deliciosas não faltam, não é? Marcha lenta não é desistência.
    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso mesmo, já parei mesmo o difícil é ter que fazer, manipular pra família...por isso tem que ver até o fim o vídeo, o argumento simples de Gary nos deixa estarrecida com tanta lógica, coisa da consciência, se vc sabe como funciona consegue comer?

      Excluir
    2. A maioria das pessoas evita pensar no assunto.Somos o que comemos e arcaremos com as consequências de nossas escolhas. Os animais não têm escolha frente à impiedade humana. Não entendo alguém achar normal o sacrífio dos animais. Há quem enfeite a cozinha com imagens de porquinhos, vaquinhas e galinhas e os coma com naturalidade. Só evitando pensar mesmo.
      Bjs.

      Excluir
  3. Menina que foto essa, tadinha da Bicha.. (acho que aí bicha é outra coisa..) aqui bicha é o femenino de bicho/animal.
    Eu ás vezes digo á minha Aprendiz que devia era comprar uma vaca cá para casa, ela bebe 1l. de leite por dia.....
    O video não posso ver , aqui no esprego está muito bloqueada a nossa net.
    beijocas

    ResponderExcluir
  4. Gostei do termo "aprendiz". Ensine a ela que o leite não faz o bem que ela imagina seguindo a crença de grande parte do mundo ocidental. Os orientais bebem leite da mãe. Os índices de cancer são bem mais baixos que no Ocidente. A causa da diferença não está nos genes. Está na dieta alimentar.

    ResponderExcluir